Notícias

Curiosidades sobre o Agronegócio

Sempre que se fala em agronegócio, vem à cabeça a referência de ”campo”. Porém, já faz algum tempo que este conceito foi deixado para trás. Atualmente, o agronegócio também marca presença e é especializado no meio urbano, sendo um dos condutores de promoção de cumprimento das atividades rurais na dinâmica das cidades. Isso acontece na medida em que o chamado ‘’agribusiness’’, se moderniza e torna-se dependente das atuações industriais e produtivas que são decorrentes das cidades.

O agronegócio envolve uma inter-relação entre três setores: o primário (agropecuária), o secundário (indústrias de tecnologias e de transformação das matérias-primas) e o terciário (transporte e comercialização dos produtos advindos do campo).

A característica da produção no que se refere ao agronegócio é a concentração de investimentos. Pois além de investir na produção, os produtores também investem em componentes que melhoram e viabilizam a execução do trabalho. Sendo assim, essa atividade compõe estudos científicos que se relacionam com o campo, com a biotecnologia e até mesmo com a meteorologia e climatologia, com o objetivo de observar condições melhores para intensificar a acumulação de capital por parte de seus proprietários.

Com o agronegócio se potencializando entre campo e cidade, a tendência para os próximos anos, é que os lucros produzidos no setor intensifiquem-se ainda mais, com altas estimadas em 40%.